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“Percepção dos Atores Sociais Quanto às Alternativas de Implantação de Sistemas de Captação e Aproveitamento de Água de Chuva em Joinville-SC”

O presente estudo teve como objetivo determinar as alternativas viÃveis para a implantaÃÃo de sistemas de captaÃÃo e aproveitamento de Ãgua de chuva no municÃpio de Joinville-SC. Trata-se de um estudo de percepÃÃo ambiental direcionado para o aproveitamento de Ãgua de chuva em Joinville e regiÃo, com uma amostra composta por atores sociais representativos dos diversos segmentos da sociedade (ÃrgÃos governamentais e nÃo governamentais, instituiÃÃes de ensino, entidades ambientalistas, secretarias regionais, associaÃÃes de moradores e iniciativa privada). Os dados para a realizaÃÃo do estudo foram coletados atravÃs de questionÃrios entregues pessoalmente nas instituiÃÃe...

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  • Categoria: Imagem
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Frango D´água ( Gallinula chloropus )

Tamanho:35cm IdenficaÃÃo: à fÃcil confundi-lo com um marreco quando està nadando, mas seu bico à bem mais fino. A cor dominante à um azul escuro tendendo ao roxo, mas as asas sÃo castanhas com algumas manchas brancas. Os dedos sÃo extremamente longos e nÃo possuem membranas interdigitais. Os imaturos sÃo amarronzados. O frango-dÂÃgua-comum ocorre quase que no mundo inteiro, sà estando ausente nos pÃlos. Onde quer que haja um pouco dÂÃgua e vegetaÃÃo palustre là està ele, nadando como se tivesse o tique nervoso de jogar a cabeÃa para frente e para trÃs ou ciscando na vegetaÃÃo. Seus dedos, que sÃo extremamente longos, os ajudam a andar sobre as plan- tas aquÃt...

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Tratamento da água em pequena escala

As Ãguas captadas nos mananciais se tornam potÃvel passando por processos que destroem microorganismos potenciais causadores de doenÃas, retiram sedimentos em suspensÃo e controlam o aspecto e o gosto. As principais operaÃÃes consistem em decantaÃÃo, coagulaÃÃo, floculaÃÃo, filtraÃÃo e desinfecÃÃo. A ordem das etapas e os reagentes empregados podem variar, dependendo das caracterÃsticas iniciais da Ãgua, volume e da finalidade do tratamento. Esse processo pode ser efetuado em pequena escala, proporcionando ao aluno interaÃÃo entre teoria e prÃtica.

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  • Categoria: Experimento
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Tratamento de água

Experimento com um procedimento simples de tratamento de Ãgua, no qual, a partir de uma amostra de Ãgua turva, serà produzida uma amostra lÃmpida e sem odores.

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho à discutir um pouco o papel do professor de ciÃncias e sua aÃÃo medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicaÃÃes e, no caso especÃfico do tema das aulas sobre o ciclo d'Ãgua, mostrando como foi sendo utilizadas as representaÃÃes visuais.

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  • Categoria: Áudio
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Série Saúde - Qualidade da água, qualidade de vida

Neste programa de Biologia iremos falar sobre como a qualidade da Ãgua pode interferir na qualidade de nossas vidas. O tema està relacionado com o estudo da qualidade de vida das populaÃÃes humanas.

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Vida na Água? - Experimentos #9

No vÃdeo de hoje, vamos falar sobre vida na Ãgua, mas de um jeito bem diferente daquele que estamos acostumados! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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Analisando a Água - Experimentos #10

No vÃdeo de hoje vamos aprender a analisar a Ãgua, e quais as principais propriedades que podemos estudar dela! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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Ciclo da Água

A lustraÃÃo exemplifica o curso da Ãgua em nosso planeta em um clima tropical. ComeÃando com a evaporaÃÃo na medida em que as partÃculas recebem calor sob a incidÃncia da luz solar, condensaÃÃo e formaÃÃo de nuvens quando atingem certas altitudes e suas baixas temperaturas, precipitaÃÃo quando as partÃculas condensadas se unem e sofrem o fenÃmeno da gravidade, infiltraÃÃo quando caem e permeiam o solo atingindo os lenÃÃis freÃticos e transpiraÃÃo quando à liberada pelos organismos terrestres.

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Ciclo da Água

O objetivo da presente ilustraÃÃo à mostrar como funciona o ciclo da Ãgua e quais os elementos que o compÃem. Fica evidente que o leitor terà de ter um conhecimento mÃnimo sobre o ciclo para que entenda os vocabulÃrios que se apresentam na ilustraÃÃo, tais como evaporaÃÃo, transpiraÃÃo, evapotranspiraÃÃo e precipitaÃÃo, assim como aqueles que ficam implÃcitos, como os estados fÃsicos da molÃcula de Ãgua. AlÃm disso, os elementos que estÃo na imagem representam os elementos gerais do ciclo, mas nÃo sÃo os Ãnicos e exclusivos, isto Ã, os animais presentes na imagem representam os animais ao todo que fazem parte do ciclo, assim como as plantas. Logo, a ilustraÃ...

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  • Categoria: Experimento
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 1

Nesta aula, serÃo preparados meios de cultura para o desenvolvimento de bactÃrias e fungos e que depois ficarÃo submetidos a duas condiÃÃes: exposiÃÃo e nÃo exposiÃÃo à radiaÃÃo ultra-violeta.

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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 2

Nesta aula, micro-organismos serÃo coletados e inoculados nos meios de cultura que foram preparados na aula anterior. Algumas das placas serÃo irradiadas com UV e outras nÃo, para que o desenvolvimento das colÃnias dos micro-organismos nessas duas condiÃÃes seja comparado pelos alunos.

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  • Categoria: Experimento
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 3

Nesta aula serà avaliado o desenvolvimento de colÃnias de micro-organismos inoculados em meios de cultura submetidos a condiÃÃes diferentes: irradiados com luz ultravioleta apÃs a inoculaÃÃo e nÃo irradiados.

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  • Categoria: Software
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Parasitùs humanus: Principais parasitos humanos transmitidos via água ou alimento v. 2.1

VersÃo atualizada 2.1 - Software sobre parasitas humanos numa abordagem para o ensino superior. ContÃm informaÃÃes sobre a biologia dos parasitos, imagens, mÃtodos coprolÃgicos (exames de fezes) e simulaÃÃo de casos clÃnicos. Esse software à a segunda versÃo do software âGuia prÃtico e teÃrico de parasitas intestinais humanosâ.

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DIFUSÃO

tiras de pimentÃo perdem Ãgua quando colocadas em soluÃÃo salina, ou ganham Ãgua quando colocadas em Ãgua. O ganho e perda de Ãgua provocam curvatura das tiras, que possibilitam saber quando as cÃlulas do pimentÃo apresentam maior ou menor concentraÃÃo de solutos que o meio em que estavam. As tiras ganham ou perdem Ãgua por difusÃo. Este à um conceito necessÃrio para o entendimento do processo de transpiraÃÃo. à tambÃm apresentada uma alteraÃÃo possÃvel no experimento, visando demonstrar o efeito da temperatura na difusÃo. Hà ainda outra alteraÃÃo visando estabelecer o potencial hÃdrico das cÃlulas do pimentÃo. SÃo apresentadas as descriÃÃes dos resultados esp...

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